Removidas anos, estilizan, expressam emoção e reafirmam a identidade; os óculos de proteção se abalam a pátina do apelido: não se trata de ser um cuatrojos, nem um nerdy, nem ao menos um nerd. A moda contradiz a máxima do escritor do século XVII, John Bunyan -“Os óculos são pra acompanhar, não pra se vangloriar”-, se têm (muito) mesmo quando não são necessários.
No Brasil, 25 centenas de pessoas-a 53,4% da população utiliza óculos ou lentes de contacto. E poderiam ser mais: 40% vai pra pesquisar a visão por ano, de acordo com a Federação Espanhola de Associações do Setor Óptico. Verdadeiramente, as moças espanhóis são os que mais empregam na Europa (quatro de cada dez), de acordo com Prodevisión.
Então, não somos de mais novas orientações pra combiná-las com a maquiagem e o penteado. Cincelan, reestruturadas e até modificam facções, os óculos têm o poder estético. “Entretanto também são capazes de aumentar defeitos, como uns olhos muito juntos ou afundados”, avisa António Serrano, maquiador oficial da Shiseido. O vidro institui a técnica.
“Se você tem miopia, as lentes, mais côncavas e grossas, pequenas. O impecável é apostar em sombras claras, iridescentes, capazes de doar volume. Nunca por dentro por causa de achican”, alerta o especialista. A máscara é significativo: “O que é seu é potenciar as pestanas com três camadas e rizarlas antes”.
Se, pelo inverso, as lentes ampliam, a estratégia é a oposta. “Preferiremos os pigmentos matte e neutros, como o bege e o coral; e o eyeliner, melhor em marrom escuro”, complementa o profissional. Os óculos de sol de aviador aterrissam pela versão graduada, com silhuetas hiperbólicas e armação metálica de espessura fina (pela foto, de RAY-BAN).
- Você pode usar sozinho ou debaixo da maquiagem
- Coque descontraído, de Isasaweis
- um Elaboração original de Londres
- eu misturo muito, a respeito de tudo barato com alguma peça cara. E é que
- Mensagens: 2.689
- Página três de quatro
Favorecem os rostos ovais e quadrados. Esse complemento é um furtivo; nota: se nós passamos a noite desagradável, as olheiras e as bolsas vão apreciar ainda mais. A armação de óculos não é o único quadro, as sobrancelhas impõem seu poder estético. “Se eleva e se harmonizam, seguindo a forma do complemento; se a moldura é redonda, se curva o arco conclusão da sobrancelha com lápis ou pó.
Se você é quadrada, se trabalha o começo”. As assimetrias podem ser notados uma vez que os cristais costumam trazer a atenção. Os problemas se camuflam: “Se são retas, se cobrem com a moldura. E se são elevadas, recorre-se a formas que permitam apreciar inteiras”, sentença, Rubén Zamora, o Gato, o maquiador da Maybelline.
Os lábios são regidas por regras de cores. “As molduras em tons quentes, como as marrons ou de tipo carey, combinam com batons vermelhos; as cores frias, como o azul, o rosa”, informa Zamora. As facções mais arredondadas permitidos animais de montaria inclinadas; também conseguem apostar em umas lentes circulares (pela imagem, de PERSOL), jogando com o penteado: a franja ladeado, tendo como exemplo, alonga os traços.