em quatro de outubro de 1957, uma esfera metálica e brilhante de apenas cinquenta e oito centímetros mudou a história do século XX. A União Soviética tinha acabado de lançar o “Prosteyshiy Sputnik-1” (qualquer coisa como “satélite elementar 1”), o primeiro satélite artificial da história.
Embora o Sputnik somente estava funcionando 3 semanas, os americanos ficaram assombrados: em plena Guerra Fria, o oponente natural tinha acabado de lançar ao espaço um aparelho apto de voar sobre isto suas cabeças, sem que ninguém pudesse evitá-lo. O que se chamou de decadência do Sputnik, se tornou o interruptor que começou a corrida espacial: “você Controlar o espaço é controlar o universo! “, alegou deste jeito o senador, e depois presidente, Lyndon B. Johnson. Antes que houvesse uma reação americana, três de nomiembre de 1957, os soviéticos lançaram o Sputnik 2, de quase 500 kg de peso. Em teu interior encontrava Laika, uma pobre cadela de via de Moscou, que se tornou o primeiro ser vivo a viajar ao espaço.
- 963 almejo investigar no momento em que entra a estação da primavera
- três Temporada 2013/14
- O paranormal e o desconhecido me chifla
- Elaborar QUADRO COMPARATIVO: ESCOLAS PSICOLÓGICAS Escola ANO DE
- dois Composição genética da população
- Sporting: Uma reação que se há de esperar
- Selectividade com a comida
O correto é que a reação dos norte-americanos foi terrível. O presidente dos Estados unidos, o condecorado herói Dwight Eisenhower, estava indignado, por isso que decidiu tomar cartas no conteúdo. Deixou os foguetes nas mãos dos militares, pôs o comando à Werner Von Braun, o engenheiro que criou os mísseis V-1 e V-2 pra Adolf Hitler, e permitiu a participação de outros especialistas provenientes da Alemanha nazista.
Eisenhower, também aumentou o orçamento e fundou a NASA em julho de 1958. Então, os russos agora tinham enviado grandes sondas à Lua. O próximo passo lógico era enviar um homem ao espaço. As 09.06, a 9 de março de 1961, um foguete R-7 ligou os motores e lentamente subiu no aeródromo de Baikonur, no cazaquistão. Em teu cume, o piloto Yuri Gagarin viajou dentro de uma cápsula Vostok.
“Queridos amigos, conhecidos e inexplorados, queridos compatriotas e povos do mundo inteiro! “, alegou o cosmonauta numa mensagem gravada antes da decolagem. “Dentro de alguns minutos um poderoso foguete soviético lançará o meu navio pras inmensidades do espaço exterior. Agora vejo ir toda a minha vida antes os olhos como se fosse somente um suspiro! “. O que bem poderia ter sido um epitáfio, se tornou o testemunho do primeiro homem a viajar ao espaço. Assim as coisas, naquele momento, os soviéticos tinham posto em órbita um homem; os norte-americanos a um chimpanzé. Logo, os americanos pisaram no acelerador e corrida espacial atingiu o seu auge.
O programa espacial dos EUA completou seus primeiros voos tripulados, lançando Alan Shepard, Gus Grissom e John Glenn. Enquanto isto, o programa Vostok soviético, que continuou a marcar o ritmo, com o primeiro voo orbital de longa duração, em que Guerman Titov se tornou a primeira pessoa a passar em órbita um dia inteiro.
Enquanto tudo isso acontecia, algo ainda mais considerável se estava gestando. Vinte e cinco de maio de 1961, somente um mês depois do vôo de Yuri Gagarin, o quase recém-eleito presidente John F. Kennedy deu um interessante discurso diante o Congresso. Era evidente que os soviéticos tinham à frente e que são capazes de pôr diversos homens em órbita ou até já lançar uma estação espacial. As coisas, no entanto, pareciam mais estáveis, no caso de aventurar-se a pousar pela Lua.
A tecnologia seria nova, em tão alto grau pra uns como para outros. Portanto, era o instante de espiar pra Lua. Naquele momento, começou uma corrida total de entrar à Lua. Pros americanos, o primeiro passo foi iniciar o projeto Gemini. Este montou a primeira nave espacial autêntica, apto de modificar de órbita e voar pelo espaço, ao invés seguir a rota desejada com o lançamento.
Na União Soviética, se compreendeu que o projeto da nave espacial Soyuz, não chegaria a tempo, desta forma que se improvisou o design de um navio de 3 lugares obtida a partir da Vostok: a Vosjod. Ainda que a nave soviética foi desenvolvida de forma apressada, os russos conseguiram adiantar-se, de novo. Em 18 de março de 1965 Alexei Leonov se tornou a primeira pessoa a fazer um passeio espacial. Sim, o que os rotativos soviéticos não contaram é que Leonov se as viu e desejou para voltar a entrar em sua nave após investigar como o teu traje pressurizado você torcia-se como um boneco. O seu triunfo foi incluído em moedas, medalhas, selos e medalhas.