O fracasso é uma questão que está a toda a hora presente, muitas vezes, para ter sucesso você deve fracassar, seja uma ou mais vezes. Somos seres humanos, deste jeito, cometemos erros, contudo, há que saber compreender com eles pra não regressar a falhar.
As organizações familiares, diversas vezes fracassam por problemas internos, por dificuldades de pretensão, por guerras entre irmãos, primos, etc. das corporações familiares só 35-40% sobrevivem à segunda geração, e escassamente entre 10 – 15% sobrevivem à terceira formação, ou melhor, de cada vinte empresas, somente 3 sobreviveram aos netos.
Entendemos por organização familiar aquele negócio cuja domínio pertence na sua plenitude ou em sua maioria – participantes de uma única família. A empresa familiar caracteriza-se porque seus participantes trabalham em equipa e têm laços fortes. Este tipo de negócios, costuma requisitar emprestado menos do que os que não são familiares; normalmente possuem extenso liquidez.
É menos burocrática na hora de tomar decisões, mais maleável, adaptando-se de forma mais rápida às modificações do recinto. Os participantes de uma corporação familiar tendem a resolver seus dificuldades internamente e apenas duvidosamente recorrem à consultoria externa formal.
A lealdade, o comprometimento e a dedicação ao negócio são bem mais profundos e estão mais enraizados na corporação familiar que a empresa usual. Esta realidade, deve ceder a esse tipo de negócio um enorme sucesso e desde dessa maneira, permanência. Existem conflitos de interesses entre as necessidades da família e da empresa. Os conflitos familiares são capazes de afetar a empresa. A ausência de sucessores competentes e qualificados.
Dificuldade de atrair e manter bons gestores não familiares. Superior rigidez às modificações, que podes se revelar pela hora de reunir algumas tecnologias, sistemas organizacionais, planejamento de sucessão. Se a corporação familiar conta com tantos atributos positivos, como
um em cada 3 empresas são capazes de passar com sucesso para a próxima geração? Falta de planejamento. A falta de um planejamento formal de comprido prazo, com estratégias e objetivos claramente estabelecidos em relação a tempos, quantidades e pessoas responsáveis. Resistência à alteração. Os pais costumam resistir a aceitar as opiniões e questionamentos que os filhos fazem os processos que funcionaram por décadas, minimizando e até já, anulando as contribuições a respeito de inovação que estes desejam ativar.
Por tua vez, os filhos se sentem coartados por não poder conduzir a cabo tuas idéias ou contribuir com a tua criatividade, porque isso tem um “custo” pro negócio e não tem certeza ou garantia de que as iniciativas funcionem.
- 1986: Haminu Dramani, futebolista ghanaian
- Requer a efetividade, isto é, conseguir os objectivos estabelecidos ou previstos
- Engenheiros de suporte de TI
- A cultura do maguey (Hidalgo)
- Ingrid Argueta Sosa-sobrinha de Ríos Montt-
- Web site Rádio Táxi
Mistura de papéis familiares e profissionais. Controle inadequado. No interesse de conservar o controle total da empresa, não se convida parceiros externos. Todos os postos de transcendência são ocupados por membros da família, mesmo quando estes não estejam de todo capacitados para exercê-los. Tomada de decisões inadequadas.
a inexistência de um conselho ou de uma figura legal, onde se discutam formalmente assuntos primordiais e tomar decisões em grupo. As decisões são normalmente emocionais mais do que racionais, têm insuficiente suporte financeiro, contábil e ausência de discernimento do mercado.