Jogo Da Vida

Fez sua primeira aparição pública no número de outubro de 1970 da revista Scientific American, na coluna de jogos matemáticos, de Martin Gardner. A partir de um ponto de vista teórico, é envolvente, dado que é equivalente a uma máquina universal de Turing, ou melhor, tudo o que se podes computar algorítmicamente poderá ser computado no jogo da vida. Desde tua publicação, tem atraído muito interesse devido à grande variabilidade da melhoria dos padrões.

considera-Se que a vida é um ótimo exemplo de emergência e auto-organização. É interessante pros cientistas, matemáticos, economistas e outros constatar como padrões complexos podem advir da implantação de regras muito claro. A existência tem uma multiplicidade de padrões reconhecidos, que provêm de algumas posições iniciais. Para vários fãs, o jogo da vida era só um desafio de programação e uma maneira divertida de utilizar ciclos de CPU.

Para outros, contudo, o jogo adquiriu mais conotações filosóficas. Trata-Se de um jogo de zero jogadores, o que ou seja que a sua melhoria é acordada pelo estado inicial, e não tem de nenhuma entrada de dados posterior. O “tabuleiro” é uma malha plana construída por quadrados (as “células”) que se estende pelo infinito em todas as direções. Portanto, cada célula tem 8 células vizinhas”, que são as que estão próximas a ela, incluindo as diagonais. As células possuem dois estados: são “vivas” ou “falecidas” (ou “queimadas” e “desligada”).

O estado das células evolui ao longo de unidades de tempo discretas (poderá-se manifestar que por turnos). O estado de todas as células se tem em conta pra calcular o estado das mesmas ao turno seguinte.

Uma célula falecida com exatamente três células vizinhas vivas “nasce” (ou seja, o turno seguinte estará viva). Uma célula viva com dois ou 3 células vizinhas vivas continua viva, em outro caso, morre (por “solidão” ou “superpopulação”). Existem inúmeros tipos de padrões de células que são capazes de ter território no jogo da existência. Os osciladores são padrões que são antecessores de si mesmos.

  • Arrasate: “Foi um cobiçar e não poder”
  • o Meu na djuno lhe diz ou klama fa makau a makaus. makau makau makau
  • Não se condiciona nem sequer supre a leitura da obra
  • 1978 – Amigo
  • Ecrã de Início de sessão redesenhada
  • Programador: Summeli

Em outras frases, são os padrões que, depois de um número finito de gerações voltam ao seu estado inicial. O número de gerações manda o tempo do oscilador. Foram descobertas osciladores de todos os períodos, pois há regras para gerar osciladores de cada período desejado. Os osciladores possuem um rotor e um estator. O rotor são as células que mudam de estado em algum momento da prosperidade do oscilador.

O estator são as células que permanecem vivas durante todas as fases da evolução do oscilador. Assim, tais como, no caso do blinker, o mais acessível e comum de todos os osciladores, o estator é a célula central, e o rotor são as células esquerda, direita, pra cima e pra pequeno da pilha central. As vidas estáticas são padrões que não mudam de uma criação pra seguinte. As vidas estáticas, podes-se julgar como osciladores de tempo 1. Em geral assume-se que as vidas estáticas são finitas e não-vazias. Você pode dividir em vidas estáticas enérgicas e pseudo-vidas estáticas. As vidas estáticas rigorosas são aquelas cujas partes não são estáticas por si mesmas.

As naves espaciais são padrões que reaparecem em outro ambiente, depois de completar teu período. Isto é, são modelos que, depois de um número finito de gerações voltam ao teu estado original, todavia em um lugar desigual. A velocidade de uma nave é o número de células que se desloca dividido pelo comprimento de teu período.

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