As autoras consideram que a maternidade tem que ser uma opção, não uma obrigação social. “A maternidade como experiência está cheia de mitos, é inventada. Nos vende uma história de que tudo é estonteante e não pra todas, é portanto”, explica o roteirista e co-diretora Laura Garcia à frente.
“É respeitável apresentar dos estilos negativos da maternidade, que parece que é um tabu, que não é bem visto discuti-lo. Todas as mulheres não vivem a maternidade, da mesma forma. Para alguns poderá ser algo espantoso, com momentos difíceis, e pra algumas pode ser uma experiência com a qual não se sentem bem ou realizadas”.
“Não é que haja a todo o momento soube que não queria ter filhos, simplesmente, é que nunca pensei que adoraria de ter”, diz Fox perante a audiência maioritariamente feminina que vai ao teu show. Dizem que as pessoas lhes pressupõe um caminho a escoltar, caminho, que parece feito principlamente pra mulheres. Na frente da câmera se ouvem as vozes de profissionais em matéria de diferentes nacionalidades que estiveram expostos publicamente tuas teorias e opiniões, à custa, muitas vezes, de ser criticada desta maneira.
- 1984: Voices in a haunted room (Vozes em uma moradia assustada)
- Pokemon 1, Ilhas laranja Fome FTW
- um Vida lendária de Jorge de Capadócia
- Me terá ao teu lado (1973)
- fac-símile (comparação direta): “Amaranta Úrsula foi fechando os dedos como um molusco”
- dois História 2.1 Origem
- Um contrato original (1960)
- 1 Dos 20 países onde mais se pratica
“Temos tido a sorte de ter sido qualificado de reuni-los a todos”, diz a co-diretora. O espectador assiste, já que, a uma aula em que a professora de semiótica Cande Sánchez-Olmos reflete a respeito do motivo do conceito mãe e do conceito não mãe com seus alunos. “Decidimos que a expressão mulher significa mãe e aquela mulher que não quer sê-lo, precisa doar muitas explicações e, além do mais, constatar-se mais cedo ou mais tarde que não tem o teu web site pela sociedade”, diz esse especialista. Na boca de seus alunos ouvem-se considerações diferentes sobre o assunto. “Ser mãe significa a perda de mim mesma”, observa uma jovem.
“O ser humano nasceu para nascer, amadurecer, reproduzir e morrer. Queremos perpetuar nossa espécie”, sinaliza outra aluna. E o que se leva a pior, a pressão social ou familiar? “Não tenho dúvida que é um conjunto. Há mulheres com mais problemas dentro da família, mas a pressão social está a todo o momento para todos.
Muitos dizem que, se você não tem um filho não é uma mulher completa, uma coisa que não acontece com os homens. É como se a tua identidade feminina, como a mulher que não estivesse pronta. Está posta em pergunta por não aspirar ter filhos ou por não poder, que é um aspecto que assim como ocorre. A pressão social é uma coisa que nos iguala a todos e por momentos se torna insuportável”, responde Garcia.
Muitos dizem que, se você não tem um filho não é uma mulher completa, uma coisa que não acontece com os homens. Basta ceder uma olhada na história para ver de perto até que ponto estamos condicionadas por uma nação, uma cultura e um recinto. O documentário bem como aborda o papel do Estado nesta charada. “Os estados são os primeiros que têm interesse em que as mulheres continuam tendo filhos. Quanto mais filhos, melhor”, diz Garcia. A escritora chilena Lina Meruane, autora Contra os filhos, o que diz bem claro: “Em épocas de recessão econômica, quando no mundo do trabalho interessa que haja menor quantidade de pessoas, se exalta a maternidade ainda mais”.
García acredita que se nos necessita de que sejamos uma super-mulher e isso é algo impensável de se assumir. “Se dá pelo evento de que a mulher é a que tem que permanecer a toda a hora em moradia cuidando dos filhos; alguns o querem, porém novas não. Pensamos que as mulheres precisam ter autonomia pra escolher”. Dando como modelo o teu caso, a autora explica que a ideia de que ter filhos leva para a totalidade é uma fantasia, um conto de fadas, uma falsidade que se ensina às mulheres pra arrastá-las pra reprodução. “Não é bem visto tratar dos aspectos negativos da maternidade.