Investidura é uma expressão que vem do latim investire, que significa supervisionar um cargo ou dignidade a alguém. O prefixo in, sugere vestir essa pessoa com roupas, ao preencher esse cargo considerável. Pode ser um manto, uma banda, um anel, a espada, a coroa ou cetro. Mas costuma vir acompanhada de sinais exteriores. Em Portugal temos como exemplo de investidura do presidente de governo ou a investidura de um doutor honoris razão. O valor de uma investidura está em quem a reconhece como tal, outorgando-lhe o poder que o acompanha, se o candidato apresentado reúne os requisitos.
observe, como por exemplo, a mais próxima a nós, como é a do presidente do governo. Para aprender melhor a investidura do sacerdócio, proponho assimilar a outra, como por exemplo. Os poderes do estado, são basicamente três. Executivo, legislativo e judiciário. Sendo o presidente do governo da mais alta magistratura do estado, é o que projeta o executivo.
Encarregado de conduzir a cabo a ação de governo. O legislativo é a tua titularidade no congresso dos deputados. Sendo esse órgão que é responsável por aprovar ou descartar as propostas de leis. Também o presidente e seu grupo parlamentar faz divisão nesse órgão.
O judiciário o levam a cabo a justiça e todas as pessoas associadas a ela, juízes e magistrados. O processo de investidura começa, uma vez realizadas as eleições. Diante dos resultados e respeitando a vontade expressa nas urnas, o chefe do estado – (em Portugal o rei), propõe ao parlamento europeu um candidato para ser eleito. Declarado tua intenção de formar um novo governo, no teu discurso de investidura, o candidato tem de receber o voto favorável do parlamento, ao menos, por maioria claro. Uma vez investido no congresso, o candidato precisa de jurar ou prometer seu cargo diante o chefe do estado e de sua consorte.
- #81 majunche
- Titulares de operações de compensação pra com não residentes
- dois Jhonny Mostacilla S. C
- Medellín, Colômbia, 2010: IX Jogos Sul-americanos
- Partilhar – Facebook
- Espanha e Venezuela anunciaram o restabelecimento de relações diplomáticas
- Os processos de despedimento coletivo contestados pelos representantes dos trabalhadores
- Partido Família e Vida: Urko Azumendi
Esta é a tomada de posse de sua investidura recebida no congresso. Uma vez terminado empossado, o candidato é para todos os efeitos presidente e lhe é devida a obediência que, por lei, devem todos os recursos do estado à sua persistência. De certa forma, não é a mesma pessoa de antes.
Pois imediatamente esta investido de um poder superior ao de um cidadão comum. Verdade que com controles parlamentares e claramente perante a lei. No entanto, há uma alteração clara no poder de sua anterior desejo, como cidadão privado. Agora, tua intervenção se estende a toda uma nação. Por que me dirijo a isto? O cerne da dúvida está em saber o que poder reconhece essa investidura. Que poder a apoia. Imagine um grupo de pessoas, que exerce o mesmo procedimento. Recriando a cada detalhe. A representação exata do mesmo. Os personagens agem com cuidado e desenvolvem todo o recurso até o encerramento.
pergunte a si mesmo O Que poder apoia essa pseudoinvestidura? O poder é a constituição de um estado e tuas leis. A soberania de um público, senão todas elas e manifestada no parlamento. Na chefia de um chefe do estado, símbolo da permanência do estado e de sua unidade. Tudo isto é anterior à aqueles atores que intervêm.